Ampulheta, de Berenice Sica Lamas




A Casa Verde promove no dia 05 de março, segunda-feira, um programa cultural duplo: junto com o lançamento de Ampulheta, que reúne haikais de Berenice Sica Lamas, a ilustradora Laura Castilhos abre uma exposição com os trabalhos feitos para o livro, em técnica nanquim e aguada sobre papel canson. As duas autografam Ampulheta a partir das 18 horas, no Botequim das Letras (Félix da Cunha, 1143, próximo ao Moinhos Shopping).

Escrito nos últimos três anos, o livro conta com apresentação dos poetas Ronald Augusto e Telma Scherer. O design gráfico e a capa – feita a partir de ilustração de Laura Castilhos — são de Auracébio Pereira; a revisão, de Luís Augusto Junges Lopes; e a edição, de Laís Chaffe.


A AUTORA
Benice Sica Lamas nasceu em Pelotas em 1949 e mora em Porto Alegre desde 1969. Mestre em Psicologia Social e doutora em Letras, é psicóloga, professora universitária, poeta, ensaísta e consultora de empresas, além de ocupar hoje a cadeira número 28 da Academia Literária Feminina do RS. Já publicou três livros de poesia, um de contos, uma novela e três ensaios.


A ILUSTRADORA
Laura Castilhos nasceu e reside em Porto Alegre, é artista plástica, leciona desenho no Instituto de Artes da UFRGS e já ganhou três prêmios Açorianos de melhor ilustração: em 1998, por Saco de brinquedos, de Carlos Urbim, e Saco de Mafagafos, de Gláucia de Souza; e em 2000, por A árvore que dava sorvete, de Sérgio Capparelli. Ilustrou ainda Poesia fora da estante, coordenado por Vera Aguiar (melhor livro de poesia pela Fundação Nacional do Livro Infanto-juvenil e pela Associação Paulista de Críticos de Arte em 1995), Esquisita como eu, de Martha Medeiros (2003), Sabrina e os quarenta fantasmas e outras histórias, de Raquel Grabauska e Gustavo Finkler (2005), entre outros.

Comentários