Carlos Urbim, patrono da Feira do Livro, é um dos jurados
O Prêmio Açorianos de Literatura Adulta e Infantil, ao longo dos seus 15 anos, vem premiando escritores, editoras, programas e projetos ligados à área literária da cidade de Porto Alegre. Neste ano, a premiação ocorrerá no dia 14 de dezembro de 2009, às 20 horas, no Teatro Renascença e no saguão do Centro Municipal de Cultura. A Noite do Livro vai homenagear os finalistas e os leitores comuns das Maratonas Literárias.
Serão anunciadas as melhores obras nas dez categorias do concurso: conto, crônica, ensaio de literatura e humanidades, especial, infantil, infanto-juvenil, narrativa longa, poesia, capa e projeto gráfico e os seis destaques: editora e/ou livraria; projeto de incentivo, promoção e divulgação da literatura; mídia digital; mídia impressa; rádio e TV. Além disso, será revelado o Livro do Ano, que receberá um prêmio no valor de R$ 10 mil.
O Prêmio Açorianos de Literatura 2009 tem os seguintes jurados: Ana Claudia Gruszynski, Ana Maria Lisboa de Mello, Antônio Marcos Sanseverino, Carlos Alberto Gianotti, Carlos André Moreira, Carlos Urbim, Charles Monteiro, Cláudia Laitano, Eduardo Veras, Jane Tutikian, Flávio Ilha, José Guimarães Castello Branco, José Hilderbrando Dacanal, Kátia Suman, Laís Lisboa Chaffe, Luiz Oswaldo Leite, Marcello Alves de Campos, Claudia Tajes, Maria do Carmo Alves de Campos, Marô Barbieri, Maria Eunice Moreira, Paulo César Ribeiro Gomes, Paulo Visentini, Paulo Seben, Regina Zilberman, Ricardo Barbarena e Sônia Maria Zanchetta.
Em paralelo ao prêmio, e como forma de divugá-lo, será realizado o seminário Debates Contemporâneos, no Instituto Goethe e no Instituto de Letras da UFRGS, dias 24, 25 e 26 de novembro. O seminário propõe uma pausa para o debate sobre literatura contemporânea e incentivo à leitura. A programação é gratuita.
-CAPA-
O Muro, de Christina Dias, Capa de Elma, Editora Meia Lua. / Raiva nos Raios de Sol, de Fernando Mantelli, Capa de Samir Machado de Machado, Não Editora. / Theatro São Pedro – 150 Anos, de Gunter Axt (organizador), Capa de Flávio Wild, Editora Nova Prova.
-PROJETO GRÁFICO-
As Guerras dos Gaúchos – História dos Conflitos do Rio Grande do Sul, de Gunter Axt (coordenador), Projeto Gráfico de Marília Ryff-Moreira Vianna, Editora Nova Prova. /De Carona, Com Nitro, de Luis Dill, Projeto Gráfico de Joãocaré e Juliana Dischke, Artes e Ofícios Editora Ltda. /Ficção de Polpa Vol. 3, de Samir Machado de Machado, Projeto Gráfico de Samir Machado de Machado, Não Editora.
-CONTO-
A Frase do Doutor Raimundo, de Antônio C. de A. Ribeiro/Orlando Fonseca/Tânia Lopes/ Athos M. Cunha (organizador), Editora Movimento. /Grades do Céu, de Susana Vernieri, Editora Libretos. /Trocando em Miúdos, de Luiz Paulo Faccioli, Editora Record.
-CRÔNICAS-
100 Lições para Viver Melhor, de Cláudio Moreno, L&PM Editores. /234 Posições Pós-Modernas, de Ildo Carbonera, EST Edições. /Doidas & Santas, de Martha Medeiros, L&PM Editores.
-ENSAIOS-
Fronteiras e Confrontos, de Donaldo Schüler, Editora Movimento. /Moinhos de Vento – Histórias de um Bairro de Porto Alegre, de Carlos Augusto Bissón, Editora da Cidade. /
Por Que Ler Dante, de Eduardo Sterzi, Editora Globo.
Por Que Ler Dante, de Eduardo Sterzi, Editora Globo.
-ESPECIAL-
As Guerras dos Gaúchos – História dos Conflitos do Rio Grande do Sul, de Gunter Axt (coordenador), Editora Nova Prova. /Manual de Anti-Ajuda, de Dois Santos dos Santos, Editora Nova Roma. /Operação Condor: O Sequestro dos Uruguaios, de Luiz Cláudio Cunha, L&PM Editores.
-INFANTIL-
Doido para Voar, de Hermes Bernardi Jr., Artes e Ofícios Editora Ltda. /Histórias Bem…(Coleção), de Caio Riter e Márcia Leite, Editora Escala Educacional. /Transpoemas, de Ricardo Silvestrin, Editora Cosac Naify.
-INFANTO-JUVENIL-
De Carona, Com Nitro, de Luis Dill, Artes e Ofícios Editora Ltda. /Meu Pai Não Mora Mais Aqui, de Caio Riter, Editora Biruta. / Todos Contra Dante, de Luis Dill, Editora Companhia das Letras.
-NARRATIVA LONGA-
A Parede no Escuro, de Altair Martins, Editora Record. /O Professor de Botânica, de Samir Machado de Machado, Não Editora. / Uma Leve Simetria, de Rafael Bán Jacobsen, Não Editora.
-POESIA-
In Verso, de Tania Alegria, RIE – Redactors i Editors. /Monolítico (Memória Que Não Morre), de Luiz de Miranda, Design Editora. /Prosa do Mar, de Marlon de Almeida, Editora 7 Letras.
Comentários