O PIJAMA DO GOVERNADOR
Crônicas de praia

Minha estréia numa beira de praia não é a mesma ocasião registrada na memória como primeiro encontro com o mar. Fotografias imortalizaram impagáveis cenas da família Belmonte, e amigos da imprensa, num veraneio em Capão da Canoa. Aconteceu no distante verão de 1976.

Por ser filho de cronista esportivo, me acostumei a marcar a passagem do tempo por Copa do Mundo e Olimpíada. Naquele ano, quando eu tinha recém completado quarenta e oito meses de vida, o grande evento foram os jogos olímpicos de Montreal. A edição anterior, realizada em Munique no ano do meu nascimento, foi justamente a que acabou manchada pelo atentado terrorista contra os atletas da delegação israelense.

Não lembro o que acontecia quando foram registradas as imagens, reveladas em retratos hoje amarelados pelo tempo. Recordo de cenas não imortalizadas, mas que os mais velhos também se lembram, e invariavelmente se assustam quando ouvem meus relatos a respeito. A boa memória é virtude que me acompanha desde sempre.

Não preciso de registros fotográficos para lembrar que, naquele verão, nosso guarda-sol ficava junto ao da família de Lauro Quadros. E no mesmo acampamento praiano também bronzeava-se o jornalista Antônio Britto. Sim, ele mesmo: porta-voz da agonia de Tancredo Neves, ex-ministro da previdência e ex-governador do Estado.

Lógica de criança
Guardo boas lembranças do Britto amigo da família, com quem anos mais tarde trabalhei como jornalista, no final do seu mandato à frente do Piratini e também em duas campanhas eleitorais (1998-2002). São recordações que diferem muito daquela imagem satanizada construída habilmente pela oposição durante seu governo.

O ex-governador jogava minigolfe conosco. À noite, vestia pijama azul de bolinhas brancas estampadas. Modelo exatamente igual ao que meus pais compraram para meu irmão Roberto e eu nas Lojas Renner. Casualmente, no mesmo prédio que meses depois seria palco de um trágico incêndio de grandes proporções. Naquele fatídico dia 26 de abril de 1976, foram contabilizados 41 mortos e mais de 60 feridos.

Sempre curioso, gostava de acompanhar a conversa dos adultos, e certamente não entendia muito do que diziam. Daqueles encontros resultou a inclusão de uma palavra em meu vocabulário infantil, graças ao jornalista Antônio Britto, que a utilizava com freqüência. Os adultos, lógico, adoravam quando me fazia de palhaço e arremedava o futuro governador. “Evidentemente”, era o que eu repetia à exaustão, e todos adoravam a blague.

Ainda mais engraçado teria sido uma resposta que eu dera, quando minha mãe certa vez resolveu reclamar do barulho produzido por uma metralhadora de brinquedo. A réplica, presente do Britto no Natal de 1975, acendia uma luz vermelha e matraqueava de forma irritante e ensurdecedora. Intimado a deixar de lado o brinquedo enlouquecedor, prontamente argumentei. “Se faz barulho e incomoda, porque deixaram o Britto me dar de presente?” Por óbvio, meu argumento foi vencedor e pude seguir disparando rajadas em lúdicos vietcongues.

Comentários

ninguém disse…
Engraçado. Quando o Britto morou com meu ex-marido e amigo, colega de teu pai, Edegar Schmidt, mais o Nilton Fernando e o Laerte de Francescchi, nunca o vi com o tal pijama de bolinhas. Vai ver tinha ficado com a Imara Stallbaum, primeira esposa do Britto e varrida das biografias oficiais, na divisão da separação heheheheh
Cezar disse…
Já na época ele levava jeitinho...
Jandira Feijó disse…
Oi Caco, teus textos são EVIDENTEMENTE ótimos!!!Abraços, Jandira
Flávio Dutra disse…
Parece que estou vendo o patriarca Belmonte tomando caipirinha com dona Lígia e, mão de vaca como é, negando sorvetes para a gurizada.
Nilton Fernando disse…
Nunca vi Brito com o tal pijama. Acho que ele comprou no "carnet' da Renner prá usar na praia na frente "das visitas" e vizinhos.

Em casa era só cueca samba-canção (antes da moda voltar)

Aprendi muito com o Brito jornalista, evidentemente! hehehe
Nilton Fernando