BLOCO DE NOTAS

Após a virada do século, final de 2003 ou meados do ano seguinte, blogs ainda não eram lugar-comum, sites eram toscos, lentos, e não existia recurso multimídia. Ninguém arrotava conceitos de mídia social, não contávamos com twitter e a massiva disseminação. Naquela época, poucos se aventuravam na internet.

No que me diz respeito, embora já houvesse participado de coletâneas em livro antes do fenômeno world wide web, foi por intermédio do veículo que realmente comecei a ser lido. Pela Internet foi possível divulgar/discutir literatura com autores, editores, leitores do Brasil e além-mar.

Hoje, mantenho ativo este blog e utilizo twitter, onde às vezes é possível fazer literatura no diminuto espaço disponível. Míseros 140 toques. O Exu é laboratório. Publico aqui, em primeira mão, o que ainda será definitivo na versão impressa.

TUBO DE ENSAIO - O que segue abaixo é auto-explicativo, mas adianto. Trata-se do roteiro de criação de um conto, incluindo a primeira parte do texto ainda inédito. Ao contrário de alguns, não considero inúteis as oficinas de criação literária, desde que ministradas por autores sérios, reconhecidos dentro e fora do mundo acadêmico. Dominar a forma é requisito básico.

Não condeno quem acredita na possibilidade do gênio que nasce pronto. Não critico autores que praticam a literatura de estilo, com linguagem cifrada e enredos que nos levam ao final da leitura, mas invariavelmente deixam a velha questão: “tá, e daí?”

O BENEMÉRITO - Roteiro
1.1) Vem a POA receber o prêmio Líderes e Vencedores, entregue pela Federasul e ALRS.
1.2) É prefeito no interior, a pouco mais de quatrocentos quilômetros da Capital. Na cidade, erradicou o analfabetismo na zona rural, criou o Programa de Saúde da Família no Campo e fomentou a criação de cooperativas. Com a industrialização do milho, em oito anos a renda per capta do município praticamente dobrou. Por conta desse resultado conquistou vários prêmios, inclusive um da Unicef, que o levou a países europeus e asiáticos.
_____________________
2.1) A mãe e a primeira-dama coordenam obras sociais.
2.2) É de uma dessas oportunidades a famosa foto, hoje exibida em seu gabinete. No retrato, aparece apertando a mão do presidente Lula, e ao fundo Barak Obama.
2.3) Entrar com detalhes psicológicos da primeira-dama. Ao passar defronte ao Legislativo, imagina-se moradora de um bairro nobre da Capital, de preferência na Zona Sul, à beira do Guaíba. ‘Ser deputado é bem mais importante do que governar um município no cafundó. E vou sair nas colunas socias da Capital, ao invés das publicadas em jornalecos semanais no interior do estado. Com sorte, talvez até consiga sair em revistas de circulação nacional. Vou frequentar as melhores lojas dos shopping centers, assistir aos shows de artistas importantes e ver da primeira fila as peças de teatro com os atores das novelas da Globo’.
______________________________________________
3.1) Na infância, moravam num casebre de madeira e, nas noites de inverno, quando o Minuano soprava gelado, usava folhas de jornal amassado para tapar frestas entre as tábuas das paredes.
3.2) Numa casinha nos fundos do terreno, a mãe e duas amigas "recebiam clientes"
(ISSO É CONTADO PELA MENTE DA MÃE)
____________________________________
4.1) Estudou com bolsa num colégio de padres, indicado por um monsenhor que aparecia de vez em quando e trazia ranchos, roupas e até eletrodomésticos. Foi o religioso quem deu a eles uma casa ampla e pagou o curso na faculdade de Direito, além das despesas com hospedagem e manutenção durante sua estadia na Capital. A audiência na Cúria é com ele, hoje bispo da região metropolitana. SEGREDOS DO AUTOR

Personagens
Prefeito; primeira-dama; mãe do prefeito; assessor
Cenas c/ flash back, foreshadowing
a) Vem no carro, com o motorista, a primeira-dama e a mãe
b) Rápida audiência com a governadora.
c) Visita à Cúria.
d) Jantar e prêmio no Clube Leopoldina Juvenil
e) SEGREDOS DO AUTOR

Comentários