CACOS



Estafa mental, vazio de ideias, angústia, esgotamento físico. Inspiração, a centelha que ilumina para orientar, aponta o rumo correto no momento de vacilo. A encruzilhada tem quatro caminhos, boa parte das pessoas nunca experimentou os outros três. A vida é maratona de situações com desfechos muitas vezes inimagináveis. 

Salário parcelado? Dizem para achar normal, poderia ser o desemprego. Desemprego? Agradeça, poderia ser a morte. Mágico faz truques e o mago faz magia. Escritor é demiurgo e veio antes. Por favor, se apresentem os que estiverem autorizados a baixar decretos morais. Mas, antes digam com qual autoridade e quem outorgou.

Antigamente, bem antes do muito antigo, e mesmo do vetusto, as pessoas reclamavam da vida com um sonoro “benzadeus”. Hoje, piorou de tal forma que é praticamente impossível o lamento sem o uso de nomes impronunciáveis, no mínimo três.

A criança vai mal em matemática e outras duas matérias, os pais ouviram os professores reclamando sobre a desatenção do aluno e resolveram levar o filho ao psiquiatra. A criança foi encaixada nos manuais de diagnóstico e o problema educacional "resolvido" com fármacos. 

Eu aprendo e apreendo, acima e abaixo de tudo. Queria ser humilde o tempo inteiro. Queria ser justo, sem a falsa moralidade do imparcial utópico. Quero ser mais espírito, mas a matéria me puxa para baixo a todo instante. Os limites da minha ética e bom-mocismo terminam nas fronteiras da fome. Do outro lado é a mendicância. Estou vivo, afinal. 

Alienado, dizíamos de quem não queria ouvir falar em política. Hoje inverteu. Quanto mais ideologia, maior a cegueira. Quase todo mundo se acha especialista em comunicação e se pretende qualquer coisa. Afinal, as ferramentas estão disponíveis a todos. Nesse país, basta se dizer o Kid e muitos aceitam a especialidade inexistente. Os mais novos e os novíssimos não conheceram o Kid. 

Eu jamais vou me intrometer numa sala de cirurgia para intervir no trabalho do médico, e conheci médico que se arvora autoridade em texto por hierarquia na estrutura organizacional, não porque tenha habilidade na escrita. Posso falar o mesmo de raros políticos que assessorei e não pude assessorar, porque já sabem tudo e nunca têm dúvidas, a parte do assessor é apenas dizer amém. Mandalete. 

Lembrei que existem vários tipos de autores. Os pacatos de obra densa, outros com vida intensa e obra nula, aqueles com vida e obra intensas, e ainda os que escrevem como se nunca tivessem escrito. E todos escritores.

Comentários